Investigadores do EMaDeS apresentam resultados preliminares de investigação

Os Investigadores do projecto de Investigação EMaDeS – Energia, Materiais e Desenvolvimento Sustentável, mostram à comunidade académica e à sociedade em geral os resultados/avanços científicos alcançados, até ao momento, no âmbito da pesquisa que estão a realizar. Os resultados serão apresentados no Workshop Energia, Materiais e Desenvolvimento Sustentável – EMaDeS 2018, que decorre no dia 29 de outubro, segunda-feira, na Faculdade de Engenharia da Universidade da Beira Interior (UBI).

Nesta sessão, agendada para o Anfiteatro 8.1, os investigadores terão a possibilidade de explicar em que etapa se encontra a pesquisa na qual se encontram a trabalhar desde 2017, ano em que arrancou o projecto EMaDeS. Além disso, esta é também uma forma de fomentar os fluxos comunicacionais entre os membros da equipa deste projeto, a comunidade académica e o público em geral.

O Workshop tem início às 10 horas, no anfiteatro 8.1, com a sessão de abertura, que estará a cargo da coordenadora do projecto, Anna Guerman. Seguidamente, os coordenadores dos quatro grupos de trabalho (Melhoria da Eficiência Energética em Sistemas e Máquinas; Materiais Avançados; Otimização do Produto e Inovação Tecnológica Incluindo Recursos Endógenos e Comunicação e Disseminação)     apresentam as tarefas que têm sido concretizadas no âmbito deste projecto. Por último,  é a vez de os investigadores do EMaDeS mostrarem alguns resultados preliminares da investigação que se encontram, ainda, a realizar. O evento termina às 17 horas.

De realçar, que o EMaDeS possui três linhas de investigação, respectivamente, Melhoria da Eficiência Energética em Sistemas e Máquinas; Materiais Avançados; Otimização do Produto e Inovação Tecnológica Incluindo Recursos Endógenos e ainda um outro eixo de pesquisa: Comunicação e Disseminação.

Este projecto pretende aumentar a investigação científica e a qualificação dos recursos humanos de alto nível nas áreas da Energia, Materiais e Desenvolvimento Sustentável; promover a transferência de tecnologia e melhorar a divulgação e comunicação da ciência. A nível científico procura contribuir para a produção de energia de maneira sustentável e reduzir o seu consumo; desenvolver materiais nano-estruturados, optimizando as suas propriedades no sentido de melhorar o seu desempenho e durabilidade, mesmo sob condições operacionais adversas e reduzir custos e otimizar a produção, tanto em termos de produtos como de processos, dando uma especial atenção à inovação tecnológica e à utilização racional dos recursos naturais, incluindo água e floresta.

De resto, o EMaDeS ,cuja dotação orçamental é de 1,4 milhões de euros, está a ser desenvolvido no Centre for Mechanical and Aerospace Science and Technologies (C-MAST), em colaboração com o Fiber Materials and Environmental Technologies (FibEnTech) e LabCom.IFP- Communication, Philosophy and Humanities. O programa, que se prolonga até 2020, é apoiado por verbas comunitárias inscritas no Portugal 2020.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>